Roteiro Turístico

O nome da nossa freguesia é conhecido no país e no estrangeiro pela dinâmica das nossas colectividades: Associação Filarmónica Bidoeirense, Centro Cultural e Recreativo da Bidoeira de Cima, Grupo Desportivo e Recreativo Bidoeirense (GRDB), Centro de Convívio e Apoio Social Bidoeirense (CASBI), Rancho Folclórico as "Tecedeiras", Centro Cultural e Recreativo de Bidoeira de Baixo e Carriço, Associação Cultural da Texugueira, Agrupamento 1209 de Escuteiros, Associação de Pais e as Comissões de Igreja, Capelas e de Festas.
 
As festas do Menino Jesus (Janeiro) e em honra do Imaculado Coração de Maria (Agosto) em Bidoeira de Cima, Nª Sra. de Fátima (Agosto) em Bidoeira de Baixo e S. José e Nº Sra. da Boa Viagem (Julho) em Texugueira, são os eventos religiosos de maior relevância na freguesia. No entanto face à diversidade  de colectividades, é frequente a ocorrência de outros eventos ao longo do ano como sejam as comemorações dos Santos Populares, Saraus, Cantares de Janeiras e Tasquinhas.
 
Os parques de merendas da freguesia, Bidoeira e Texugueira, são os locais eleitos para a prática dos jogos populares, como a petanca, o chinquilho e os jogos de cartas. O ciclismo (BTT em particular), o karaté e os bailes são também muito populares na Freguesia.
 
A Igreja paroquial em honra do Imaculado Coração de Maria, substituiu a bela Igreja Velha do séc. XVI, ou início do XVII, demolida para dar lugar ao novo templo de arquitectura moderna. Para lembrar esse antigo património foi edificado um monumento evocativo da antiga capela, no  largo frontal à nova igreja. As Capelas de Bidoeira de Baixo e de Texugueira representam a arquitectura religiosa tradicional.
 
No local onde existiu a antiga capela foi construido um bonito espaço público, onde coexistem os espaços ajardinados, os monumentos evocativos da antiga capela e os bancos de jardim, numa harmonia que convida a usufruir a calma e beleza do local.
 
As fontes existentes em todos os lugares da freguesia bem como as “Alminhas”, pequenas construções religiosas de devoção popular, são património que urge preservar como memória legada pelos nossos antepassados.